Realidade virtual - O plágio ainda rende mais que a criatividade

Copiar e colar!

Por: Anderson Gonçalves

http://www.vinagreasesino.com/imagenes/articulos/29/copiar-languages.jpg

Tenho reparado a cada dia que me conecto nesse mundo da blogosfera que é muito difícil ser um blogueiro com suas próprias ideias e virtudes. Porém tem sido fácil á outros usar algumas simples teclas de seu computador pra fundar um novo blog que vá perdurar por muito tempo com facilidade e prosperidade.
Os números nem sempre fazem juz a um trabalho digno e o reconhecimento muitas vezes não é justo com os que o merecem. Não é pouco o número de blogueiros por ai que fazem uma varredura completa na internet pra recolher um montante de links que formam suas páginas na web. Resultado disso; uma audiência mais do que satisfatória. Por um trabalho mais do que preguiçoso e sem criatividade.
Por outro lado, muitos são os autores de blogs que passam horas criando suas próprias matérias, formando ideias, escolhendo templates, tudo pra fazer o melhor e do jeito mais correto. Porém os números não correspondem.
Qual o motivo de tamanha injustiça?
Eu não tenho a resposta absoluta, porém tenho algumas certezas.
Se formos comparar um blog feito pelo próprio autor com outro blog copiado, veremos o quanto é injusta a blogosfera nesse parâmetro.
A audiência também surgi de postagens. Por tanto, quanto mais posts um blog tem, maior a chance de ganhar leitores.
Mas quem consegue postar mais em seu blog? Aquele que leva horas, às vezes até dias pra escrever algo que julgará descente e bem escrito. Ou aquele que só teve o trabalho de copiar e colar uma matéria qualquer da rede em seu blog?
Um blog sempre atualizado é infinitamente mais atrativo do que aquele que tem novidades vez ou outra, como o meu.
Agora, quais as chances de um blogueiro autoral atualizar todos os dias seu blog, e quais as mesmas chances do blogueiro que copia tudo deixar seu blog sem atualização?
Pra quem vai precisar de tempo pra pensar, se organizar e por no papel, digo, na página, todo o tempo passa a ser curto.
E quantos contratempos este não poderá vir a ter, tendo de deixar seu blog á deriva, enquanto o plagiador não precisará de mais do que alguns minutos do seu dia pra por seu blog em ordem, estando longe de ser tão afetado por qualquer eventual contratempo.
Além do que, blogueiros sem criatividade podem facilmente fisgar a atenção do público buscando um assunto manjado qualquer da internet que já esteja na boca do povo. Como o caso da ex-comunhão da criança que foi violentada. Os leitores sempre param pra ler determinados assuntos como este. Mas quem opta por fazer seus próprios posts, dificilmente falará de assuntos tão redundantes, uma vez que o sentido de ser um blogueiro autoral está justamente em sair um pouco da rotina, do marasmo. Enfim, o sentido é ser diferente, pelo menos um pouco.
Mas como toda regra tem suas exceções... Bom, tem blogs que só querem informatizar as pessoas. Apenas na intenção de ajudar, sem se preocupar com números. Estes não são alvos de minhas críticas, muito pelo contrário. Só elogios.
Mas é apenas uma pequena parcela, que pena. O resto ainda continua copiando, copiando, e almejando às alturas com isso. Buscam o quê?
Eu ainda não sei.

De fato, ainda não entenderam o real sentido de blogar. Que não tem á ver com reconhecimento, embora ele seja bom. Não tem á ver com números, porque podem ser uma simples ilusão.
Pra mim o sentido de blogar é criar algo novo. Com o seu toque, afim de interagir com o mundo á fora. Mundo este que pode não ser o seu, mas pode se conectar.

A pergunta que deixo, é:
copiar é mesmo blogar?

14 comentários:

Anônimo 22 de março de 2009 às 02:33  

Blog copia e cola, se prolifera pela blogosfera mais rápido que barata no verão.
É muito fácil atualizar todos os dias, quando é copiado.

Valdemir Reis 22 de março de 2009 às 19:54  

Anderson muita Paz! Uma águia voando pousa neste interessante e maravilhoso espaço. Confesso que gostaria de visitar com mais freqüência, ocorre que as atividades só me permitem fazer no final de semana. Cada vez que retorno me sinto melhor e mais familiar. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Na oportunidade quero de coração agradecer a todos que nos visitam, comentam e seguem, por tudo isto sinto-me honrado e entre amigos. Muito obrigadoooooo.... Estou esperando você e antecipo volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Anônimo 22 de março de 2009 às 23:12  

Infelizmente o número de plágios na internet é altíssimo. Já vi muito conteúdo do site que eu e meus irmãos mantemos de apoios aos vestibulando na internet (www.vestibulandoweb.com.br) sendo copiado e espalhado pela net, sem sequer citarem a fonte. É revoltante, mas...

Anônimo 22 de março de 2009 às 23:26  

Oi, concordo plenamente com você. Eu mesma mtas vezes ansiosa por blogar, nada posto por não ter pensado em nada decente para ser escrito e sofro vendo que pouco atualizo, mas prefiro isso, ainda que signifique menos leitores, do que postar qualquer coisa, só por postar, ainda mais cópia. Qto ao caso da excomunhão, quase postei criticando o bispo, depois me lembrei do básico que se aprende no curso de jornalismo, cuidado com a espetacularização da notícia... Discordo da postura do bispo, mas concordo que a mídia deu atenção demasiada, em especial porque se tratava de atacar a Igreja... rs. Parabéns pelo post, sempre mto bom!

Fabiano Roberto 22 de março de 2009 às 23:33  

copiar algo já é ruim(sem criatividade), agora usar isso como se fosse de autoria própria é falta de caráter mesmo.

Anderson Gonçalves 22 de março de 2009 às 23:49  

Todos tem toda a razão em seus comentários. Valeu por disponibilizarem um tempinho pra deixarem seus comentários!

Fabiano, concordo plenamente. E há sim quem faça isso, pois já vi muitas vezes.

Lilly, eu passo pelo exato problema que você também. às vezes da até desânimo ver meu blog praticamente sem visitas por conta da falta de atualizações. Mas ainda assim prefiro não postar, quando não estou com inspiração, do que sai por ai recolhendo matérias manjadas da internet. Chega a ser chato esse tipo de atitude.

Agradeço a todos pela opnião. Forte abraço!

Advogado 23 de março de 2009 às 13:43  

Cara, vc disse algo muito real. É muito difícil fazer um blog (e desejar audiência) sobre uma imensidão de nulidades. Tenho um sobre Política e Relações Internacionais, já pensei em abrir outro só de Big Brother para tentar divulga-lo.

Abs,

Daniel Barreto
http://papodepolitica.blogspot.com
papodepolitica@ymail.com

ivandro 7 de abril de 2009 às 08:09  

Olha concordo com suas explanações mais acho muito dificil fazer um blog autoral,primeiro o que vejo são so blogs de pessima qualidade que fazem sucesso uma minoria com conteudos bons,as vezes ser autoral é sinal de fracasso pois poucos vão ler.Eu estou procurando um caminho e este comentario foi importante para mim obrigado,

Valdemir Reis 7 de abril de 2009 às 22:37  

Amigo Anderson estou de volta ao seu espaço para dar um alô, fico muito feliz e vejo um ótimo trabalho desenvolvido aqui, parabéns. São Francisco de Assis costumava dizer; "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Quero de coração agradecer sua gentileza por; visitar-me, seguir e deixar comentário. Encontraremo-nos sempre por aqui. Obrigadooo!!! Tb quero desejar uma feliz e prospera semana. Muito brilho, sucesso e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

Anônimo 11 de abril de 2009 às 18:26  

Tenha uma Páscoa abençoada e com os recomeços que você espera.
beijos de luz
mirna

Valdemir Reis 12 de abril de 2009 às 14:54  

Obá, obá, obá. Valeu Anderson. Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa em sua homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos Brindes, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar o seu merecido “ PRÊMIO” , que você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar um feliz e abençoado fim de semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

Danilo 17 de abril de 2009 às 16:11  

É possível denunciar ao google (no caso do blogspot) se um blog viola direitos autorais?


Queria agradecer por estar acompanhando o Guia de Blogs Católicos. Posso te fazer um convite? Tenho um outro blog, que cuido com muito carinho,chamado Família de Nazaré. Gostaria de convidá-la para conhecê-lo. Que tal?

No Guia de Blogs Católicos estou começando a colocar reflexões sobre como melhorar nossos blogs, para uma melhor evangelização.

Abs.
Danilo
www.familianazare.blogspot.com

Valdemir Reis 21 de abril de 2009 às 23:10  

Olá anderson que maravilhoso é voltar neste espaço! Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve; sempre recheado de inteligência, beleza, e originalidade. Feliz e honrado por sua amizade. Por tudo isto continuo acreditando; aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro... Deixo aqui todo o meu especial carinho, minha especial atenção e obrigadoooo mesmo de coração por nos seguir. “A amizade é como as estrelas. Não às vemos toda hora, mas sabemos que existem.” (Marina de A. C.) Aguardando por sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Votos de uma semana recheada de sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, muito brilho, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus. Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Josiane Szargiki 26 de abril de 2009 às 23:37  

Olá

estou lhe repassando dois selos que recebi do Xandy, é só entrar no meu blog e pegar.

Abraços

http://filosofiadegaveta.blogspot.com/2009/04/recebi-e-agora-repassando.html

Postar um comentário

Estou interessado na sua opnião!
Deixe seu comentário, é importante pra mim,
obrigado!!!

Obs: Se você não possui uma conta no google, ou em nenhuma das opções abaixo. (ex: wordpress, OpenID). Escolha a opção anônimo, ou NOME/URL. Neste último, basta preencher o campo com seu nome, e se quiser, colocar um link no campo do web site. É simples assim.

Obrigado por comentar!

Quem sou eu

Sou um pensador nato, e gosto de admirar a beleza da vida, pois se focar nas imundices eu surto.

Meus blogs

Conheça também!


A Extraordinária
Simplicidade da Vida


Diário Diabetes

Visitantes no momento



Este blog possui atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Seguidores (pessoas interessantes)

Comentaram aqui




Estatísticas do blog (dês de 04/02/09)



Blog cadastrado no Rec6

free counters

Mapa de visitantes





BlogBlogs

Origem das visitas



Páginas visitadas



[SELO_.jpg]

Meu primeiro selo!
Agradeço ao blog Exoticlic,
um blog que vale apena acompanhar!

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs