Mídia preconceituosa

Por: Anderson Gonçalves

http://unicavoz.files.wordpress.com/2008/05/isabela-nardoni2.jpghttp://www.abola.pt/img/fotos/mundos/ap/transportes/airbusa310.jpghttp://www.depositonaweb.com.br/wp-content/uploads/airbus.jpgCerca de 300 pessoas acompanharam o enterro da                 menina Rita de Cássia, em Irajá. (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Pais de menina que caiu do 5º andar ganham a liberdade provisória

Se fosse com uma família rica, estariam todas as emissoras “chocadas” com o caso, noticiando em todos os seus telejornais o ocorrido, mas não, foi com uma família pobre. O caso da menina Rita, que caiu do quinto andar do seu prédio se assemelha muito ao da Isabela, ao não ser é claro, pelo status, e é igualmente chocante, porém não está tendo ibope na mídia. Se ouvi falar deste caso duas vezes na televisão foram muitas, os jornalísticos não deram foque algum, é como se isso não tivesse tido a gravidade que teve, é como se não tivesse morrido mais uma criança vítima dos desleixos dos pais. O caso não é tão interessante pelo fato de não houver “uma terceira pessoa”, de não ter ocorrido em um apartamento de luxo, mas seria menos importante por isso? O dinheiro faz toda a diferença mesmo, se é rico, manda a ver, se é pobre, deixa pra lá, não tem nada de mais...

Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

O mesmo aconteceu com o acidente aéreo do A310, da companhia do Iêmen, que caiu no Oceano Índico, perto do arquipélago das Comores, com 153 pessoas a bordo, um mês depois do acidente do A330 da Air France entre Rio de Janeiro e Paris, no qual morreram 228 pessoas. O fato é que o primeiro teve pouquíssima atenção por parte da mídia, isto considerando que houve ainda uma jovem de 14 anos sobrevivente á queda, e mesmo com isso foi ignorado pelos meios de comunicação, sendo que sobre o segundo acidente citado, não houve uma sequer edição de telejornal que não deu total atenção ao ocorrido. Sabe qual a diferença entre um e outro? A diferença é que no A310 havia gente de classe mais humilde, negros e pessoas pouco conhecidas, no A330 estavam nomes da alta sociedade, pessoas importantes no mundo dos negócios, e é claro, uma maioria de brancos. Infelizmente existe sim o preconceito na mídia, e ainda há quem custe a acreditar nisso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgapwAnkSdLh2dcLTSWuu_FqFjXHyTAnuRKFYVAdXYpKoqPyZLaQ9DLw0kwvN8X6PU-aeCjrsZjySh9MSLP0pXgn5gBFckJ_65iueHkO3m30gn1ymLVqMQQot9k0m-u5EJPb7DgNDE5gsU/s400/0,,21239214,00.jpg

16 comentários:

APF Owner 16 de julho de 2009 às 22:56  

é, concordo. No caso do acidente aéreo então...

Anderson Gonçalves 16 de julho de 2009 às 22:59  

Amigo, tomei a liberdade de transferir seu coment pra esse post, pois acredito mesmo que você se refere a ele, deve ter se enganado em comentar no sobre a ferramenta para Blogger.

Agradeço-lhe pela visita e por deixar seu comentário!
Valeu!

Guilherme Freitas 17 de julho de 2009 às 11:43  

A mídia só se choca quando a classe média ou alta sofre alguma coisa. Pobres morrendo não interessa a ninguém. Os ricos, que consomem a mída, não querem saber deles. Querem saber sobre a sua classe. Uma chacina na periferia não comove ninguém, mas um assassinato em um condomínio de luxo vira motivo de passeata.

Anderson Gonçalves 17 de julho de 2009 às 11:48  

Infelizmente o que manda é o dinheiro, todos sabemos disso.

Agradeço pela opnião,
grande abraço!

LuizReino 19 de julho de 2009 às 15:40  

Pois é colega, a mídia só noticia quando acontece tragédias com gente que tem uma certa qualidade de vida.........mas isso não é só culpa da mídia, o próprio povo é assim, só é impactante quando acontece com gente conhecida, veja se foi algum popular fazer passeata nesse trajédia ai, veja se a delegacia ficou cheia de gente protestando.
Sou funcionário de segurança pública e vejo isso constantemente.........é a nossa sociedade hipócrita e a mídia inescrupolosa

Valdeir Almeida 19 de julho de 2009 às 16:14  

Anderson,

Infelizmente, a grande mídia é assim mesmo. Só destaca alguma notícia quando envolve pessoas da elite. Quando acontece algo (como ocorreu nesses exemplos que você citou) com pessoas pobres, quem dá destaque são os programas sensacionalistas mas com exploração.

Abraços.

Anderson Gonçalves 19 de julho de 2009 às 17:45  

Amigos, obrigado por comentarem.
Luiz, o que você disse faz sentido, e ainda não tinha pensado nisto. Realmente, o povo é bem destas de sensacionalismo também.

Valdeir, concordo que quando relatam, são para explorar e fazer sensaciolanismo tmb.

Abrçs!

Unknown 19 de julho de 2009 às 22:36  

Volto adiscordar dos casos das meninas, veja bem, não estou contradizendo o que vc diz sobre o papel da mídia. Eu me referi especificamnete ao caso da menina que foi jogada do apartamento e da outra que caiu.

Anderson Gonçalves 19 de julho de 2009 às 22:48  

Sim, pode não ter ocorrido assassinado, mas não deixa de ser semelhante. Ambos os casos tratam de crianças que morreram ao cair de um apartamento, e nos dois casos os pais foram responsabilizados, de uma forma ou de outra, mas foram. Por que em um a mídia dá total atenção, e em outro ignora? No acidente do avião, o preconceito fica mais evidente ainda.

Amiga, também entendi o seu ponto de vista.

Valeu pelo comentário,
grande abraço!

Mikasmi 20 de julho de 2009 às 04:30  

Esse caso dos aviões eu também notei. No das meninas desconheço um e outro.

Mas acho sim que tem razão há muito preconceito, só rico e poderoso é gente.

Abraços

Terezinha Bolico 20 de julho de 2009 às 07:38  

Eu até havia me manifestado a respeito, justamente porque os casos são semelhantes e com proporções bem diferentes, aliás, o Britto Junior chorou ao noticiar a morte de Isabella e o programa, mesmo com outro apresentador (Hoje em Dia da Record) passou batido pelo segundo caso.
Mas não vejo a mídia como preconceituosa e sim interesseira, ela só vende o que o povo quer comprar.
abraço

Valdeir Almeida 20 de julho de 2009 às 09:27  

Anderson,

Conforme o seu perfil, você éum pensador nato, e gosta de admirar a beleza da vida, pois se focar nas imundices, você surto.

Pois é, e faz parte da beleza da vida a amizade. Que tem um dia só pra ela. E esse dia é hoje.

Então, para você, desejo feliz Dia da Amizade.

Abraços.

Bronca no Trombone 20 de julho de 2009 às 11:01  

E como existe preconceito da mídia em relação aos menos favorecidos! Todo dia morrem dezenas de pessoas vítimas da violência, mas só os casos mais aberrantes ou que envolvem alguém com dinheiro é que vão para a mídia. Se eu for seqüestrado, ninguém vai falar nada, agora, se o Ronaldo, do Corinthians, for só assaltado, o mundo inteiro vai falar...

Elizabete Mattos 20 de julho de 2009 às 11:36  

Gostei muito de suas Postagens. Já estou te seguindo.

Anderson Gonçalves 20 de julho de 2009 às 13:54  

Estou muito feliz com o retorno da postagem, obrigado a todos que opnaram!

Amiga Mikasmi, pelo visto a notícia das meninas não chegou á Portugal, mas o caso do Air France foi noticiado no mundo inteiro, e pelo visto, diferente do A310. Vejo que o preconceito não está só no Brasil, não é mesmo?

Tereara, não sei se pensa como eu tmb, mas acho o Brito Jr. um dos mais sensacionalistas da televisão. O dia que ele comentou sobre Cuba então, aff! Me deixou profundamente irritado. E sim, a mídia é sim interesseira, acima de tudo, pois se rende audiência e lucro, ela comenta, se não, ignora por completo.

Caro Valdeir Almeida, obrigado pelas palavras, a vida é mais bela quando temos verdadeiras amizades, desejo a você um excelente dia do amigo também!

Bronca no Trombone, rsrssr, pior que é bem assim, nossa, se acontecesse algo com o Ronaldo... Iam falar como se fosse o único acontecimento do ano!

Amiga Elizabete Mattos, agradeço pelo carinho! Valeu por seguir!

Valeu amigos! Feliz dia do AMIGO á todos!!!

Paulo Cesar 12 de setembro de 2010 às 19:52  

É a pura verdade, que bom saber que mais alguém além de mim pensa desta maneira. E a incessavel busca pela audiência não vai parar nunca, enquanto tiver gente pra se comover e ASSISTIR e ASSITIR.

Postar um comentário

Estou interessado na sua opnião!
Deixe seu comentário, é importante pra mim,
obrigado!!!

Obs: Se você não possui uma conta no google, ou em nenhuma das opções abaixo. (ex: wordpress, OpenID). Escolha a opção anônimo, ou NOME/URL. Neste último, basta preencher o campo com seu nome, e se quiser, colocar um link no campo do web site. É simples assim.

Obrigado por comentar!

Quem sou eu

Sou um pensador nato, e gosto de admirar a beleza da vida, pois se focar nas imundices eu surto.

Meus blogs

Conheça também!


A Extraordinária
Simplicidade da Vida


Diário Diabetes

Visitantes no momento



Este blog possui atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Seguidores (pessoas interessantes)

Comentaram aqui




Estatísticas do blog (dês de 04/02/09)



Blog cadastrado no Rec6

free counters

Mapa de visitantes





BlogBlogs

Origem das visitas



Páginas visitadas



[SELO_.jpg]

Meu primeiro selo!
Agradeço ao blog Exoticlic,
um blog que vale apena acompanhar!

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs